Vereadores aprovam documento de identificação para pessoas com câncer em Curitiba
- handsandrei
- 20 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Todos os 28 vereadores que estavam no plenário da Câmara Municipal de Curitiba na sessão desta terça-feira, dia 19, votaram a favor do projeto que cria a carteira de identificação para pessoas com câncer.
A iniciativa é dos vereadores Alexandre Leprevost e Jornalista Márcio Barros. e tem como objetivo garantir o acesso dos pacientes a direitos previstos em lei, mas que dependem da comprovação do estado de saúde para serem concedidos.
Dando o exemplo do câncer de mama, Márcio Barros citou casos em que as mulheres tiveram que demonstrar a mastectomia para acessar direitos garantidos às pessoas com câncer. “Hoje, elas têm que andar com um dossiê [de laudos médicos] para terem os seus direitos respeitados”, protestou o parlamentar. “O projeto que a Câmara aprovou hoje não vai gerar custos ao Município, porque a identificação vai ser disponibilizada online”, completou.
Durante a discussão, diversos parlamentares pediram a palavra, durante o debate, para dar exemplos pessoais do enfrentamento do câncer, como fez a Sargento Tânia Guerreiro (União), ou de casos na família, como Ezequias Barros (PMB). Pela Associação Amigas da Mama, acompanharam a discussão em primeiro turno, aplaudindo a aprovação na CMC, Maria Aparecida dos Santos, presidente, Daniele Banzzatto, advogada, e Gladys Haluch, que é a primeira-secretária da entidade.

Comments