top of page

Projeto de Ação Social no bairro Parolin reuniu diversos atendimentos à população

Transformação Social. Essa foi a principal motivação para as ações realizadas no Bairro Parolin pela Associação Batista de Ação Social – ABASC, nos dias 16 e 17 de junho. Foram dois eventos, em dois dias consecutivos na sequência. Na sexta-feira, o projeto Paraná em Ação, promovido pelo Governo do Estado, levou diversos serviços para a população. Desde a oferta de empregos através da Agência do Trabalhador, confecção de carteira de identidade, CPF e outros serviços. No sábado, quem entrou em ação foi o Instituto Solange Massa, e em parceria com a Prefeitura, ofereceu atendimentos veterinários, orientações na área da saúde, entre outros serviços.


Segundo o vereador Jornalista Márcio Barros, a proposta dos dois eventos era levar os serviços oferecidos, tanto pelo Governo do Estado quanto pela Prefeitura, mais próximos do cidadão que mais precisa. 'O Parolin tem essa carência e a ABASC, que já está inserida na comunidade, conseguiu organizar tudo da melhor forma possível. O meu papel foi fazer os contatos políticos e estreitar as relações. Foi muito tranquilo, pois as instituições já têm essa intenção e quando foram provocadas, aceitaram de imediato', explicou o vereador.


Mão na Massa

No sábado, a ABASC contou com o apoio importantíssimo do Instituto Solange Massa e da Prefeitura Municipal. O vereador contou que, para contribuir com o evento, contatou a rede de Proteção Animal, que ofereceu atendimento veterinário, vacinação e agendamento para castração. A Secretaria Municipal de Saúde deu instrução sobre escovação de dentes e prevenção a diversas doenças. 'Foi uma união de forças importante. A Secretaria de Obras já vem fazendo limpezas frequentes no rio que corta o bairro, assim como a Secretaria de Meio ambiente trabalha na limpeza diária. Também teve a importante participação do Provopar que atendeu a comunidade oferecendo agasalhos e se comprometendo a participar de outras ações que serão organizadas na região', completou o vereador.


Experiências

O diferencial do evento foi a humanização, que tem sido uma prática desenvolvida pela ABASC. Na estrutura da instituição já há uma série de atividades em desenvolvimento, como cursos de corte e costura, cabeleireiro, aulas de balé e futebol para as crianças, entre muitas outras atividades. 'Essas ações são extremamente importantes. Conversando com algumas pessoas da comunidade, ouvi relatos que me deixaram sensibilizado e com a certeza de que essas ações são fundamentais. Um deles foi o de um rapaz que fez o CPF na sexta-feira à tarde e, à noite, teve um infarto e faleceu. Se não tivesse feito o documento, talvez tivesse que ser sepultado como indigente. Outro exemplo foi o de uma mulher, com aproximadamente 40 anos de idade, que foi para casa chorando, pois havia sido encaminhada para uma vaga de emprego em uma empresa próxima de sua casa', comentou Márcio Barros.

Segundo os organizadores, cerca de três mil pessoas passaram pelo espaço nos dois dias. Mais de 40 jovens e adolescentes foram cadastrados para o programa Jovem Aprendiz, mais de 300 animais foram atendidos com consulta veterinária, vacinas, vermífugos e antipulgas. Além disso, mais de 400 pessoas deram entrada na carteira de identidade e centenas fizeram o cadastro do CPF. Também foram realizadas a limpeza de algumas ruas, e o rio segue em processo de limpeza."






 
 
 

Comments


GABINETE VEREADOR JORNALISTA MÁRCIO BARROS

CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA

ANEXO 2 | 3º ANDAR | SALA 2

RUA BARÃO DO RIO BRANCO, S/Nº | CENTRO | CURITIBA 

PARANÁ | CEP.: 80.010-902

logo_principal.png
bottom of page