Política de Apoio ao Cuidador Familiar entra em vigor em Curitiba
- handsandrei
- 27 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
A iniciativa do vereador Jornalista Marcio Barros, que prevê a prioridade aos cuidadores em várias políticas públicas da Prefeitura de Curitiba, foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca.
De acordo com o autor da lei, a ideia é: "cuidar de quem cuida", definiu Márcio Barros. Segundo ele, não se trata de criar demandas extras para Prefeitura de Curitiba, e sim incluir essas pessoas, os cuidadores, nos programas que já existem no Município. "Sempre entendo que a política pública para ser eficaz, precisa ser humanizada, atender as necessidades das pessoas.
O cuidador familiar é uma pessoa que não escolheu essa função, e por conta disso, quando mais precisa, vai poder contar com o atendimento da prefeitura", completou.
Uma das medidas que constam na Política municipal, é de que terão prioridade nesses programas sociais, os cuidadores que comprovem baixa na CTPS e trabalho previamente desenvolvido para se dedicar ao ofício de cuidador.
Esse benefício perdurará por até dois anos em caso de falecimento ou institucionalização da pessoa em situação de cuidado.

Comments